Nosso Blog

10 brincadeiras divertidas para fazer em casa

Reunir a família e passar bons momentos juntos sempre é uma excelente ideia. Isso pode ser feito chamando todos para assistir filmes ou séries na Netflix, e fazendo brincadeiras divertidas mesmo em casa. As possibilidades são infinitas, vocês podem fazer jogos já conhecidos ou até mesmo criar algo totalmente novo, a imaginação não tem limite!

Mesmo com uma rotina corrida e cheia de compromissos, sempre dá para tirar um tempinho e curtir uma brincadeira com a garotada. Desse modo, vocês constroem lembranças especiais e ainda têm mais qualidade de vida, fortalecendo os laços uns com os outros.

Conheça algumas brincadeiras que você pode fazer com a criançada sem sair de casa para ninguém ficar entediado!

1. Jogo de Acertar com Canos
Essa é uma brincadeira divertida e muito fácil de se fazer, em que a diversão começa com a produção do brinquedo, que até as crianças podem contribuir. Basta fazer os canos com papelão ou cano de PVC e cortá-los em diferentes tamanhos, então colá-los com cola quente ou parafusos.

Assim, os canos têm pontuações diferentes, e cada participante joga a bola para acertar um deles. As regras podem ser criadas pelos próprios jogadores, o que torna tudo mais interessante, como o número de chances que todos terão.

2. Dominó Artesanal
Dominó é um jogo que exige raciocínio e faz com que os jogadores reflitam antes de fazer a sua jogada. É um jogo matemático, em que os participantes têm que analisar as peças que já foram jogadas antes de jogar a sua. Mas, não se preocupe se você não tiver um jogo de dominó, dá para fazer um artesanal e se divertir do mesmo jeito.

Para fabricá-los, é só pegar 28 pedras achatadas e pintá-las como se fossem o jogo tradicional. Simples, não é? O mais legal é que produzir os próprios jogos é tão divertido quanto o momento de jogar.

3. Pintura com plástico bolha no pé
Pegue diversas cores de tintas e chame a criançada para fazer uma pintura diferenciada, que não será realizada com as mãos. Quando as perguntas começarem a surgir, mostre que a pintura deverá ser feita com os pés e, além disso, serão feitas com plástico bolha!

Você pode lançar desafios, como determinar qual desenho deve ser criado. Uma brincadeira criativa e que sempre faz a alegria de todos.

4. Caça ao Tesouro
Essa brincadeira é um clássico e todo mundo já brincou ao menos uma vez na vida. A caça ao tesouro é como uma espécie de investigação, em que os jogadores seguem pistas dadas ao longo do trajeto para encontrar o tão esperado tesouro.

Tudo nessa brincadeira pode ser personalizado, desde o prêmio (tesouro) até as pistas e a trajetória para chegar ao final do jogo. Dependendo das idades dos participantes, é possível variar na dificuldade, colocando pistas com enigmas ou dicas que devem ser decifráveis.

5. Construir brinquedo de sucata
Colocar a mão na massa é sempre uma brincadeira divertida, mas construir o próprio brinquedo é ainda mais interessante. Nessa dica a criatividade corre solta. Veja os produtos e itens que você tem em casa e o que é possível fazer com eles, estimulando que as crianças sejam criativas.

6. Colorir desenhos
Uma boa pedida para criançada que está em casa são os desenhos que podem ser impressos e coloridos com lápis de cor, giz de cera e até mesmo tinta guache. Se não tiver impressora, você pode abrir os desenhos no computador ou notebook e pedir para os pequenos copiarem.

7. Cantar cantigas antigas
Ensinar aquelas músicas que aprendemos quando crianças, é uma terapia para os pequenos e para os grandões também. Eles aprendem novas canções e você pode ter momentos nostálgicos ao relembrar sua infância. Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, você pode improvisar “instrumentos musicais” usando panelas, potes, colheres de pau ou o que a imaginação mandar.

8. Fazer massinha de modelar
Preparar a massinha de modelar com a criançada já faz parte da brincadeira. Você pode preparar com coisas que já tem em casa. A receita é bem simples. É só misturar 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 xícara de água e 1 colher de sopa de óleo. Para colorir, você pode usar corante comestível ou até mesmo aqueles sucos em pó. Você pode adicionar mais água ou farinha até chegar na textura desejada. Depois, é só diversão!

9. Telefone sem fio
Uma brincadeira retrô que faz sucesso até hoje com meninos e meninas. Para fazer o seu telefone, é bem simples. Você vai precisar de 2 latinhas limpas (pode ser de molho de tomate ou leite condensado) e um barbante. É só fazer um furo no fundo de cada lata e unir com o barbante e pronto! A criançada se encarrega do resto!

10. Brincar na hora do banho
Já que com a quarentena, as piscinas do Magic City não são opção no momento, as crianças podem se divertir com a água do chuveiro mesmo. Mas, cuidado para não desperdiçar água! Algumas ideias para essas brincadeiras aquáticas: levar brinquedos para a banheira (se não tiver banheira, pode usar uma bacia grande mesmo), fazer desenho no box, penteados malucos com o shampoo e por aí vai.

Com tantas brincadeiras divertidas para se fazer em casa, a garotada não vai parar um segundo. Quando feitas em família, esses jogos são ainda mais alegres e relaxantes, com muita risada e momentos de descontração!

Outros Artigos

Mensagem aos Professores

Há duas semanas, professores não sabem mais o que é descansar. Todos estão trabalhando demais para reinventar a escola e não deixar a educação parar.

Comunicado: Fala da Diretora

Fala da Diretora O Centro Educacional Aragão Santos sempre foi uma Instituição séria e com ensino de qualidade, cumpriremos o nosso planejamento integralmente até o